Aspectos Geológicos e Geomorfológicos

Geologicamente o município caracteriza-se por dois tipos de terrenos: o Embasamento Cristalino e as coberturas Colúvios-Eluviais. O Embasamento Cristalino aflora nas áreas mais baixas, nos vales dos principais rios, sendo representado por migmatitos, gnaisses, granitos, xistos e amfibolitos de idade Pré-Cambriana Média, (1.100 - 2.500 milhões de anos). Enquanto as coberturas Elúvio-Coluviais ou Paleocascalheiras, compostos paraconglomerados com seixos de quartzo, sílex e fragmentos líticos, matriz areno-argilosa avermelhada, ocupam as partes topograficamente mais altas do município, são caracterizadas por espessos solos arenosos lixiviados e inconsolidados, de idade quaternária, que tiveram origem pelo intemperismo atuante sobre as rochas do Grupo Barreiras. O município é caracterizado geomorfologicamente pelas formas tabulares, representadas por relevos de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano.

Recursos Minerais Associados

Grupo Barreiras e Paleocascalheiras - cascalho, material utilizados para construção civil; seixos e calhaus de calcedónia, utilizada em artesanato mineral e em moinhos de bolas, água mineral, utilizada para o consumo humano.

Complexo Gnáissico-Migmtítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário