Recursos Hídricos

Hidrogeologia:

Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível em áreas, que a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m³, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/1 com restrições para consumo humano e uso agrícola.

Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.

Aqüífero Açu - ocorre em uma faixa que acompanha a Borda da Bacia Potiguar, apresentando uma espessura média de 150m na área de afloramento.

O Arenito Açu tem um suave mergulho para Norte, quando aumenta gradativamente de espessura, chegando a atingir uma média de 500m, em subsuperfície. Sobreposto a ele encontra-se calcários da formação Jandaíra.

Este aqüífero é livre na sua faixa de afloramento, apresentando uma vazão de 10 m³/h, enquanto que na área de subsuperfície sua vazão pode atingir até 200 m³/h.

Aqüífero Jandaíra - é composto dominantemente por calcários, apresentado água geralmente salobra e uma composição química favorável a pequena irrigação. É também um aqüífero livre ou confinado com vazões que variam até 30 m³/h, com média de 3 m³/h e poços com profundidade média em torno de 8 m.

Hidrologia:

O município encontra-se com 70,01% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Curimataú e 29,99% na Bacia Hidrográfica do rio Jacu.

Bacia Hidrográfica: Curimataú (85%), Jacu (15%)
Rios Principais: Calabouço, Curimataú
Riachos Principais : João Gomes, Três Voltas, Massaranduba, Curralinho
Lagoas: da Espera, do Couro, Jenipapo, Umari, Bastião, do Peixe, Limpa, dos Currais, Redonda
Açudagem:

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:


Públicos Comunitários Rio/Riacho Barrado Capacidade (m³)
Do Seixo - ... 100 000
Pau Barriga ... 150 000
Xique-Xique - ... 124 700

Nenhum comentário:

Postar um comentário