'É um trabalho muito grande estabilizar' o Enem, diz novo presidente do Inep


O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta segunda-feira (21) o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O físico Joaquim José Soares Neto, professor titular da Universidade de Brasília (UnB), irá substituir Reynaldo Fernandes, que pediu demissão na noite de quinta-feira (17).

O ex-presidente deixou o cargo após problemas ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve de ser adiado em virtude do vazamento da primeira prova.

Neto deve apresentar a Haddad um plano de trabalho que irá nortear a sua atuação à frente do órgão que é responsável pelas avaliações e pelas estatísticas educacionais brasileiras.

Questionado sobre os planos para a pasta, Neto disse que vai assumir o comando do órgão para dar continuidade às ações e avançar principalmente sobre questões relacionadas ao Enem. “É um trabalho muito grande estabilizar essa prova (Enem). Vimos pela sociedade o quanto se tornou importante o ensino superior no país”, argumentou Neto. “A estrutura técnica (ferramentas de avaliação e estatística do Inep) vai continuar. O que nós vamos fazer é avançar”, complemente.

"É um trabalho muito grande estabilizar essa prova (Enem). Vimos pela sociedade o quanto se tornou importante o ensino superior no país"

Ainda segundo Neto, o próximo Enem será aplicado nos moldes do esquema montado para a realização da prova dos últimos dias 5 e 6 de dezembro, quando Correios, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Exército atuaram de maneira integrada para garantir a segurança e o sigilo da prova. “A entrada dos Correios nos exame foi fundamental. Funcionou fantasticamente bem. Também o trabalho da Força Nacional e do Exército funcionou bem”, afirmou.

Gestão anterior

Ao avaliar a gestão de Reynaldo, Haddad fez questão de lembrar realizações do antigo presidente e destacar “o legado” deixado pela administração que termina: “Ele deixou um grande legado, que terá de ser continuado.”

Haddad disse que o órgão começava a superar os problemas que levaram Reynaldo a deixar o cargo. “Os infortúnios das últimas semanas foram dramáticos para todo órgão. Mas isso começa a ser superado com a condução firme do professor Neto”, afirmou Haddad.

"Os infortúnios das últimas semanas foram dramáticos para todo órgão. Mas isso começa a ser superado com a condução firme do professor Neto"

Reynaldo despediu-se dos funcionários do instituto na última sexta-feira (18). Ele disse, ao pedir demissão, que vai voltar a dedicar-se às atividades da Universidade de São Paulo (USP). Na carta que divulgou aos funcionários, Reynaldo diz que, após o vazamento da prova do Enem, o ambiente de trabalho ficou “muito deteriorado.”

Ele afirma ainda que todas as mudanças propostas para criar um novo exame foram feitas a “contento”, mas que foi ocorrer um problema justamente na etapa que não tinha sofrido nenhuma mudança, que era a “etapa de execução, sob responsabilidade do consórcio licitado", o que, segundo ele, "não exime o Inep da responsabilidade pelo ocorrido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário