MEC DIVULGA IDEB DA EDUCÃO BÁSICA

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (5) mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. As notas se referem aos anos finais do ensino fundamental, que equivale à 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª (1º ao 5º ano) série e Ensino Médio, foram 15% das cidades e apesar de a distância que separa a rede pública e a particular ter caído de 2005 a 2009, um aluno que completa o ensino fundamental em colégio privado sabe, em média, mais que um formado no ensino médio público, com três anos a mais de estudo.

O IDEB leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Na 8ª série (9º ano), as piores notas foram registradas em cinco cidades da Bahia, três do Rio Grande do Norte, duas de Alagoas, uma da Paraíba, uma do Maranhão e uma de Sergipe. A nota mais baixa foi de Jardim de Angicos, no Rio Grande do Norte, que teve 1,6. A meta do governo federal para a cidade em 2021 é 4,6, enquanto a do Brasil é 5,5.

No ensino médio, o estudo aponta que Roraima, Piauí, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro tiveram resultado negativo com relação às metas estipuladas para 2009. Os outros estados atingiram a meta ou superaram a nota. A pior nota estadual é a do Piauí, que atingiu a nota 3, e cuja meta era 3,1. Em 2005 e 2007, o estado atingiu 2,9. A escala vai de 0 a 10.

ÍNDICES DO RN

ESTADO:

Escolas Públicas: Meta para 2009 - 2,9 ; Índice em 2009 - 3,5
Escolas Privadas: Meta para 2009 - 5,4 ; Índice em 2009 - 5,8


NOVA CRUZ - 4ª série ou 5º ano:

Escolas Estaduais: Meta para 2009 - 2,9 ; Índice em 2009 - 3,2
Escolas Municipais:Meta para 2009 - 3,0 ; Índice em 2009 - 2,7

NOVA CRUZ - 8ª série ou 9º ano:

Escolas Estaduais: Meta para 2009 - 2,6 ; Índice em 2009 - 2,2
Escolas Municipais: Meta para 2009 - 2,5 ; Índice em 2009 - 2,7

Fonte: MEC/INEP


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